Conselhos e Estudos Espiritual
Filho, quando sentires que o Céu te inspira saudades da bem-aventurança e o desejo de deixar a habitação corporal para contemplar a minha luz sem qualquer sombra de mudanças, dilata teu coração e recebe esta Santa Inspiração com todo o teu entendimento. Dar muitas graças à Suprema Bondade que age com tanta liberalidade para contigo, com tanta clemência te visita, com tanto ardor te entusiasma, tão poderosamente te levanta para que teu próprio peso não te faça sucumbir às coisas deste mundo. Isto não te vem por teus pensamentos ou esforços, mas só por mercê da Graça Celeste e do impulso divino, para que creças nas virtudes, sobretudo na humildade e te prepares para futuros combates; para que te entregues a mim com todo afeto de teu coração e te esforces por me servir com vontade determinada.
Filho, muitas vezes arde o fogo, mas a chama não sobe sem fumaça. Assim também, os desejos de alguns se abraçam pelas coisas celestiais e contudo não estão livres da tentação e dos apelos da carne. Por isso não agem unicamente pela Glória de Deus; coisa, aliás, que com tanto desejo lhe pedem. Tal é também muitas vezes o teu desejo que insinuastes com tanta ansiedade, pois não é puro nem perfeito o que está contaminado por algum interesse próprio.
Pede-me não o que é agradável e cômodo, senão o que é por mim aceitável e honroso; pois se julgares retamente, deves preferir a minha vontade a todos os teus desejos e cumpri-la.
Conheço teus desejos e ouvi teus frequentes gemidos. Quiseras estar já agora na gloriosa liberdade dos filhos de Deus; já te alegra o pensamento da morada eterna, da pátria celestial repleta de gozo; mas não é ainda chegada essa hora; outro é o tempo atual, tempo de trabalho e de provação. Desejas gozar a plenitude do Sumo-Bem, mas por enquanto ainda não podes conseguir. Eu sou o Sumo-Bem, espera-me, diz o Senhor, até que venha o Reino de Deus.
Irás na terra passar ainda por muitas provações e serás exercitado em muitas coisas. De vez em quando receberás consolações, mas não podes receber a plena satisfação. Esforça-te pois, tenha bom ânimo (Js 1:7) para fazer e suportar o que é repugnante para a natureza. Importa que te revistas do ser novo e te transformes em uma outra criatura. Deves fazer muitas vezes o que não queres e deixar o que queres. O que aos outros agrada poderá ter sucesso; contigo não ocorrerá o mesmo. O que os outros dizem será ouvido; o que tu dizes é como se não valesse nada. Os outros farão pedidos e serão atendidos, ao passo que os teus sequer serão ouvidos.
Os outros serão grandes na boca das pessoas, mas de ti sequer se dirá alguma palavra. Os outros serão encarregados de diversas missões, e tu serás julgado incapaz para qualquer coisa.
Com isso, às vezes sua natureza ficará acabranhada, mas muito ganharás se o suportares calado. Nessas e outras coisas semelhantes costuma ser aprovado o servo fiel ao Senhor; para ver como sabe renunciar a si mesmo e desapegar-se de todas as coisas. Dificilmente haverá coisa em que mais te seja preciso morrer para ti mesmo do que em ver e suportar o que é contrário à tua vontade, especialmente quando te mandarem fazer coisas que te parecem inúteis e absurdas. E pelo fato de que te não ousas resistir ao poder do superior do qual dependes, parece-te pesado andar a vontade dele e renunciar totalmente a teu próprio sentimento.
Considera, filho, o fruto desses trabalhos, o fim breve e o prêmio realmente grande, e nada disso te será peneso; mas acharás consolo para os teus padecimentos. Por um pequeno desejo que agora renuncias, tua vontade no Céu será sempre satisfeita, onde acharás tudo o que quiseres, e tudo o que podes desejar. Ali possuirás todo o bem sem medo de o perder. Ali a tua vontade, sempre unida com a minha, nada desejarás que seja estranho ou privado. Ali ninguém se oporá a ti ou se queixará de ti, ninguém te criará obstáculos ou te trará contrariedades; antes, tudo quanto desejares já estará aí presente para preencher e satisfazer plenamente todos os teus desejos. Ali darei glória pela ofensa sofrida, um lugar de honra pela tristeza; um trono em meu reino para sempre pela escolha do último lugar. Ali brilhará o fruto da obdiência, se exaltará o trabalho da penitência e gloriosamente será coroado o submetimento humilde.
Agora, porém, coloca-te humildemente às mãos de todos sem reparar quem foi que tal te disse ou mandou. Mas cuida muito em escolher de bom grado qualquer pedido ou aceno, seja de teu superior, de teu nível ou inferior, e trate de cumprir com sincera vontade. Busque alguém isto e outro aquilo; gabe-se este em outra coisa, aqueles em que receba mil e mil louvores; tu, porém, não tomes partido de nehuma delas, mas só te alegres na renuncia de ti mesmo, na minha vontade e glória. Este deve ser a tua opção; que tanto na vida como na morte.
Deus Seja Sempre por Ti Glorificado.

