Ouvirei o que interiormente me disser o Senhor meu Deus(sl 84:9). Feliz é quem ouve dentro de si a voz do Senhor e recebe Palavras de conforto! Felizes os ouvidos que percebem o sopro do divino sussurro sem se deixar perturbar pelas sugestões vindas do mundo exterior. Felizes, sim, os ouvidos que não se ensurdessem com as vozes que ecoam lá fora, mas prestam atenção à Verdade que os ensina lá dentro. Felizes os olhos que não apenas estão abertos às coisas exteriores, mas principalmente estão para as interiores! Felizes aqueles que se aprofundam nas coisas interiores e se empenham, mediante contínuos exercícios de oração e de meditação, em compreender cada vez mais os mistérios divinos! Felizes os que, com prazer, se entregam a Deus para além dos compromissos do mundo.
Filho, desci do céu para tua salvação, tomei tuas misérias, não por necessidade, mas por amor, para ensinar-te a paciência e para suportar com resignação as misérias temporais. Porque desde a hora do meu nascimento até à morte na cruz nunca me faltaram sofrimentos. Padeci grande penúria de bens terrestres; ouvi, muitas vezes, maledicências contra mim, sofri com brandura, injustiças e ofensas; recebi, pelos benefícios, ingratidões, pelos milagres, blasfêmias, pelo ensinamento, repressões.
Filho, o que é que estás dizendo? Deixa de te queixar e tenha em mente o meu amor e sofrimento por ti. Ainda não tens resistido até o derramamento de sangue (Hb 12:4). Pouco é que sofres em comparação os Santos do Senhor, que padeceram eles em tão grandes tentações, tão graves aflições, tão diferentes provações e angustias. Convém, pois, que te lembres dos pesados trabalhos dos outros, para que mais facilmente sofras os teus, que são mais leves.
Filho, eu disse aos meus discípulos; Eu vos deixo a paz, eu vos dou a minha paz. Não vo-la dou como o mundo a dá (Jo 14:27). Todos desejam a paz, mas nem todos buscam as coisas que produzem a verdadeira paz. A minha paz está com os humildes e mansos de coração. Na minha paciência encontrarás a tua paz. Se ouvires e seguires a minha voz, poderás gozar de grande paz. Senhor, que hei, pois de fazer? Em tudo repara bem no que fazes e dizes e dirige toda tua atenção em primeiro lugar a mim. Não faça juízos temerários acerca das palavras e práticas dos outros nem te intrometas em coisas que não te dizem respeito; deste modo poderá ser que pouco ou raras vezes te pertubes.
Filho, põe firmemente tua confiança no Senhor e não temas o que pensam os outros enquanto tua consciência te der testemunho de tua sinceridade e inocência.
Filho, tens uma missão nesta terra, entre os homens, olhe na direção que o Senhor te faz andar, não temas, vá e sempre estarei contigo.
O evangelho é a boa notícia, que revela ao homem o amor de um Deus que desviou da raça humana a sua ira e trouxe para si mesmo, punindo a pessoa do seu Filho os nossos pecados; a nossa incapacidade de amar. A justiça exigia a punição de todos, mas o amor desejava o perdão. Pecar é não Amar.
Siga em frente, não te desanime, porque sou contigo; sobre ti colocarei portas abertas, tua boca libertará e sentenciará, apenas siga em frente, estou contigo por todos os caminhos que andares.
Este é o conselho, Deus Seja Louvado e Glorificado.

