Não dês credito a qualquer palavra nem à primeira impressão, cautelosa e naturalmente pondere as coisas à luz de Deus. Infelizmente vemos e falamos dos outros mais do mal que o bem. Essa é a nossa debilidade. Mas as pessoas prudentes não creem levianamente em qualquer coisa que se lhes conta, pois conhecem a fraqueza humana, inclinada ao mal e pronta para pegar por palavras.
Grande sabedoria é não agir precipitadamente nem aferrar-se obstinadamente à sua própria opinião; sabedoria é também não acreditar em tudo o que nos dizem nem comunicar logo a outros o que ouvimos e suspeitamos.
Filho, preciosa é a minha Graça; não tolera mistura-se com coisas estranhas nem com consolações terrenas. Urge, pois, remover todos os empecilhos da Graça se desejas que ela te seja infundida. Busca lugar retirado, gosta de viver só contigo e não procures conversas fúteis com outros; mas a Deus dirige tua oração fervorosa, para que adquiras a compunção de espírito e pureza de consciência. Não dês demasiado valor ao mundo; o serviço de Deus vem antes de todas as coisas exteriores. Pois não podes relacionar-te comigo e ao mesmo tempo entregar-te aos prazeres das coisas passageiras. Cumpre não apegar-te aos conhecidos, e às pessoas queridas, mas mantenha tua mente livre de toda consolação temporal. Assim exorta também instantemente Pedro, que os cristãos vivam neste mundo como forasteiros e peregrinos (I Pd 2:11).
Oh!, quanta confiança terá aquele moribundo que não tem apego a coisa alguma deste mundo. Mas desprender assim o coração de tudo não o compreende o espírito ainda enfermo; aquele que simplesmente leva uma vida exterior não conhece a liberdade da dimensão interior. Entretanto, se quiser ser verdadeiramente espiritual cumpre-lhe renunciar ao apego excessivo tanto dos mais próximos quanto dos mais distantes; e preocupa-se mais consigo mesmo do que dos outros. Se venceres perfeitamente a ti mesmo, tudo o mais, com facilidade, colocarás sob teu controle. Pois a perfeita vitória é triunfar sobre si mesmo, porque aquele que se domina a ponto de os sentidos obedecerem à razão, esta lhe obedecerá em todas as coisas; este é realmente vencedor de si mesmo e senhor do mundo.
Se aspiras chegar a esse ápice faz-se necessário começar decididamente e pôr o machado à raiz, para que arranques e cortes o apego secreto e desordenado que tens em ti mesmo e a todo bem particular e meramente sensível. Desse vício do amor excessivo e desordenado de si mesmo se deriva quase tudo aquilo que deve ser vencido; vencido e controlado este, logo haverá grande paz e tranquilidade estável. Mas já que poucos tratam de morrer para si mesmos e se desapegar de si, ficam reféns de si mesmos e não se podem erguer em espírito acima de si. Quem todavia deseja livremente seguir-me deve controlar todas as suas inclinações más e desordenadas e não atirar-se com amor apaixonado a criatura alguma.
Filho, quanto mais saires de ti mesmo, tanto mais poderás achegar-te a mim. Assim como produz paz interior o não desejar coisa alguma exterior, o desprendimento interior de si mesmo favorece a união com Deus. Quero que aprendas a perfeita abnegação de ti mesmo, acolhendo, sem resistência e sem queixa, a minha vontade. Segue-me (Mt 9:9), pois eu sou o caminho, a verdade e a vida (Jo 14:6). Sem caminho não se anda, sem verdade não se conhece, sem vida não se vive. Eu sou o caminho que deves seguir, a verdade que deves crer, a vida que deve esperar. Eu sou o caminho seguro, a verdade infalível, a vida interminável. Eu sou o caminho, a estrada retíssima, a verdade suprema, a vida verdadeira, a vida feliz, a vida incriada. Se perseverares no meu caminho conhecerás a verdade, e a verdade te libertará (Jo 8:32) e alcançarás a vida eterna.
Se queres entrar na vida, guarda os mandamentos (Mt 19:17). Se queres conhecer a verdade, crê em mim. Se queres ser perfeito, vende tudo (Mt 19:21). Se queres ser meu discípulo, renuncia a ti mesmo (Lc 9:23; 14:27; Mt 16:24). Se queres a vida bem-aventurada, não se perca no presente. Se queres ser exaltado no céu, humilha-te na terra. Se queres reinar comigo, carrega comigo a cruz, porque só os que levam sua cruz acham o caminho da bem-aventurança e da luz verdadeira.
Filho, já que sabes e escreve todas essas coisas, bem-aventurado serás se as puseres em prática. Quem conhece os meus mandamentos e os guarda, esse é o que me ama; também eu o amarei e me manifestarei a ele (Jo 14:23). E o farei sentar comigo no reino de meu pai (Ap.3:21).
Filho, mais me agradam a paciência e a humildade nas derrotas do que a muita consolação e o fervor nas vitórias.
Por que te magoas por uma coisinha que contra ti desseram?
Mesmo que fossem coisas mais graves não te devias perturbar.
Deixa isso agora, não é novidade alguma; não é a primeira vez nem será a última, se por acaso viveres por muito tempo.
Mas és forte enquanto não surgir alguma contradição. Sabes das bons conselhos e animar os outros com tuas palavras; mas quando, de improviso, bate à tua porta a adversidade, logo te falta conselho e coragem.
Considera como a tua grande fraqueza o que tantas vezes experimentas nas pequenas coisas; todavia, é para a tua salvação que essas e semelhantes coisas te acontecem. Considera atentamente tua grande vulnerabilidade, mas não te abale, nem te perturbe por muito tempo. Suporta ao menos com paciência o que não podes suportar com alegria. Ainda que te custe ouvir esta ou aquela palavra e te sintas indignado, controla-te e não deixes escapar de tua boca nenhuma expressão fora de propósito, pois poderia escandalizar os menores. Logo se acalmará a tempestade em teu coração, e com volta da Graça a dor se converterá em doçura. Eu ainda vivo, diz o Senhor (Is. 49:18), pronto para te ajudar e consolar, mais do que nunca, se em mim confiares e me invocares com fervor.
Sê mais corajoso e prepara-te para enfrentar coisas maiores. Nem tudo está perdido por te sentires frequentemente desanimado e gravemente tentado. És criatura humana, e não Deus; carne és, e não anjo. Como poderás tu persevera sempre no mesmo estado de virtude se tal não o pôde o anjo do céu? Eu sou aquele que levanta os aflitos (Jó 5:11), que os liberta das fraqueza e os elevo a minha divindade.
Filho, confia-me sempre as tuas preocupações e eu as resolverei a seu tempo. Espera minha decisão, e isso será proveitoso para ti.
Filho, nisso deves colocar toda a tua atenção, que em todo o lugar, ação ou ocupação estejas inteiramente livre e senhor de ti mesmo; controle todas as coisas, e não sejas controlado por elas. Deves ser senhor e orientador de tuas ações, e não servo ou escravo; sejas livre e um verdadeiro hebreu que chega à condição da liberdade dos filhos e filhas de Deus. Estes se elevam acima das coisas presentes e contemplam as eternas; só de relance olham as coisas transitórias e têm a vista voltada para as celestiais. Não se deixe atrair e prender pelas coisas temporais, mas servem-se delas conforme o fim para que foram ordenadas por Deus.
Além disso, em qualquer acontecimento, não ficares preso à aparência exterior nem considerares com os olhos carnais o que vês e ouves, mas em qualquer assunto entrares logo como Moisés no tabernáculo e consultar o Senhor, ouvirás não raro, a sua divina resposta; e sairás instruído a respeito de muitas coisas presentes e futuras. Moisés sempre recorria ao tabernáculo para resolver suas dúvidas e dificuldades; valia-se da oração para triunfar sobre os perigos e sobre as maldades humanas. Do mesmo modo, tu deves te refugiar no mais recôndito de teu coração, para, com mais intensidade, implorar divino auxílio. Por isso, como está escrito, Josué, e os filhos e filhas de Israel foram enganados pelos gabaonitas, porque primeiro não consultaram o Senhor, mas dando excessivo crédito às suas doces palavras, deixaram se enganar por falsa piedade.
Este é o conselho, Deus Seja Louvado e Glorificado.

Meu filho, ande diante de mim em verdade e procura-me sempre com simplicidade de coração.
Quem anda diante de mim na verdade será defendido das incursões malignas e a verdade o livrará das seduções e das maledicências dos maus. Se a verdade te libertar, serás verdadeiramente livre e não farás caso das palavras fúteis dos outros. O que dizes, Senhor, é tudo verdade; peço-vos que assim se faça comigo. A vossa verdade me ensine, me defenda e me conserve até o meu desfecho feliz. Ela me livre de todo apego excessivo e de todo amor desordenado, e assim poderei andar convosco, com grande liberdade de coração.
Eu te ensinarei, diz a Verdade, o que é justo e agradável a meus olhos. Relembra teus pecados com grande dor e pesar, e jamais te envaideças por tuas boas obras. Com efeito, és pecador, sujeito a muitas paixões e preso em seus laços. Tu te inclinas semprepara o nada, depresa cais, logo és vencido e logo ficas confuso e desanimado. Nada tens de que te possas vangloriar; muitos, porém, para te humilhar; pois és muito mais fraco do que podes imaginar.
Nada, pois, do que fazes, julgue grande, nada precioso e admirável, nada digno de apreço, nada nobre, nada verdadeiramente louvável e desejável; e tua extrema vulnerabilidade te causa tristeza. Nada temas, nada critiques e fujas dos teus vícios e pecados que te devem entristecer mais do que quaisquer prejuízos materiais. Alguns não andam diante de mim com simplicidade, mas, curiosos e arrogantes, pretende saber meus segredos e compreender os sublimes mistérios de Deus, descurando de si próprios e de sua salvação.. Estes por suas soberba e curiosidade, não raro acem em grandes tentações e pecados porque me distancio deles. Tome a sério o juízo de Deus e evite a ira do Onipotente.
Não queiras colocar em questão as ações do Altíssimo; examine antes as tuas iniquidades, os males que cometestes e o bem que por negligência deixaste de fazer. Alguns põe toda a sua atenção nos livros, outros em imaginações, outros em sinais e exercícios exteriores. Alguns me trazem na boca, mas muitos poucos no coração. Outros há que, iluminados no entendimento e purificados no coração, sempre suspiram pelos bens eternos; não se fixam, mas do que convém, na consideração das coisasterrenas e aceitam satisfazer o que não podem evitar, que são as exigências da natureza; estes escutam o que lhe diz o Espírito da Vedade, pois lhes ensina a valorizar comopassageiras as coisasterrenas e amar mais as celestiais; sem negar o mundo, dia e noite, suspiram pleo Céu.
Este é o conselho, Deus Seja Louvado e Glorificado.